Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Planejamento e CGU criam rede para fortalecer Gestão de Risco nos órgãos públicos
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Planejamento e CGU criam rede para fortalecer Gestão de Risco nos órgãos públicos

Primeiras diretrizes da Rede GIRC foram debatidas hoje por 43 instituições, durante fórum transmitido em tempo real.

imagem sem descrição.

Nesta terça-feira (29), 43 organizações da administração pública federal reuniram-se no Ministério do Planejamento Desenvolvimento e Gestão (MP) para debater as diretrizes da Rede de Gestão Integridade Riscos e Controles Internos (Rede Girc). Criada pelo MP em parceria com o Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU), a rede pretende ampliar parcerias e fortalecer a gestão riscos nos órgãos públicos.

“A ideia da Rede Girc surgiu durante um curso de capacitação na Escola Nacional de Administração Pública – Enap, em abril”, explica o chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do MP, Rodrigo Fontenelle. “Nesse treinamento sentimos necessidade de integrar mais todos os órgãos que, de alguma forma, trabalham o tema Gestão de Riscos”.

Transmitida em tempo real para os órgãos que não puderam comparecer, esta foi a primeira reunião da rede. “A criação da Rede GIRC é o primeiro passo para que possamos evoluir na maturidade das organizações, aprendendo com quem já está mais adiantado”, afirmou Fontenelle. O tema é novo, porém tem sido cada vez mais abordado nos órgãos do governo federal.

A Rede Girc é um dos resultados práticos da Instrução Normativa nº 1 – publicada em maio do ano passado pelo Planejamento e pela CGU –, que instituiu procedimentos para prever riscos e proteger a integridade das instituições e a segurança dos recursos públicos.

Fonte: http://www.planejamento.gov.br/noticias/planejamento-e-cgu-criam-rede-para-fortalecer-gestao-de-risco-nos-orgaos-publicos 

registrado em:
Assunto(s): gestão risco
Fim do conteúdo da página