Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Perguntas Frequentes
Início do conteúdo da página

All FAQs

Please select your question category

Search FAQs
View all frequently asked questions
View FAQ Tags

Dúvidas sobre caixa postal institucional para setores e departamentos.

Os servidores Técnico-Administrativos e Professores deverão acessar o Portal de Sistemas Integrados (PSI – psi.ufcg.edu.br) e utilizar a opção "Cadastrar Acesso".

Não temos política de criação de e-mails institucionais para discentes individuais, apenas para técnico-administrativos e docentes do nosso quadro efetivo, porém podem ser criados e-mails institucionais para coordenações, grupos de pesquisa, etc desde que tenha sobre responsabilidade um  técnico-administrativo e docentes efetivos por solicitante, neste caso:

  1. Encaminhar através do Protocolo Central (Processo) solicitando o(s) Serviço(s) com Nome, Mat. Siape, Setor/Coordenação/órgão do responsável (técnico-administrativo e ou docente), contato ( Ramal e E-mail institucional) e justificativa.
  2. Após recebimento e analise da documentação entraremos em contato para demais encaminhamentos técnicos.

SIM. 

Caso haja mudança de vínculo, o Serviço de Tecnologia da Informação (STI) deverá ser informado (através do e-mail suporte.emails@ufcg.edu.br) e o novo usuário deverá alterar as senhas de acesso ao usuário genérico e o antigo gestor deverá manter as mensagens e arquivos da conta de e-mail.

A partir do presente mês, Junho/2019, será disponibilizando um novo Serviço de Atendimento de Suporte por Ticket através do link https://suporte.sti.ufcg.edu.br, onde os usuários atendidos pelo STI poderão realizar qualquer solicitação de Suporte Corretivo e ou Preventivo de nossos serviços e atividades por e-mail, podendo acompanhar o histórico das ações e encaminhamentos também por e-mail sem necessidade de acesso a outros sistemas de suporte.

Outlook

Abra o Outlook
Clique no menu Ferramentas e selecione Contas ou Configurações da conta...
Na guia E-mail, clique em Novo...
Se receber uma solicitação para Escolher serviço de e-mail, selecione Microsoft Exchange, POP3, IMAP ou HTTP e clique em Próximo.
Use as informações abaixo para configurar o POP em seu cliente de e-mail:

 

Servidor de recebimento de e-mails (POP3) - requer SSL:
mail.ufcg.edu.br Usar SSL: sim Porta: 995
 
Servidor de e-mails enviados (SMTP) - requer TLS:
Usar autenticação: sim 
Porta para TLS/STARTTLS: 587

Ao se atingir 100% de quota, o e-mail fica impossibilitado de enviar e receber mensagens. Para solucionar este problema o usuário deverá excluir e-mails desnecessários para liberar espaço na caixa de entrada.

Para liberação de espaço, indicamos apagar alguns e-mails. Verifique caixas de SPAM, Rascunho e apague as mensagens, principalmente as que estão ocupando mais espaço. Após isso, limpe a lixeira.

Para saber as mensagens que estão ocupando muito espaço ordene-as por tamanho (Visualizar -> Classificar por -> Tamanho)

Além disso, havendo justificativa comprovada, o titular da conta de e-mail poderá requerer o aumento do espaço para armazenamento. Esta solicitação será encaminhada para o suporte de e-mails (suporte.emails@ufcg.edu.br) e avaliada mediante análise técnica da capacidade de armazenamento dos servidores.

Para recuperar a senha acesse http://www.psi.ufcg.edu.br/ e clique no botão 'Recuperar Senha' no botão no canto inferior da tela.

Nessa etapa o servidor solicita que seja alterada a senha do e-mail institucional e do helpdesk selecionando 'Sim' nesses dois campos. Assim, a senha do e-mail institucional e do helpdesk serão iguais à do PSI.

Suporte para unidades administrativas da reitoria.

Abra um chamado técnico via HelpDesk STI (https://suporte.sti.ufcg.edu.br), solicitando a formatação.

Dúvidas sobre o Portal de Sistemas Integrados - PSI.

O sistema web, chamado Portal de Sistemas Integrados (PSI), executa o gerenciamento do acesso aos sistemas da Instituição gerando um ponto único de acesso aos sistemas de forma que eles sejam interligados por meio de uma base de dados única e que as informações relevantes de um sistema para outro sejam vinculadas. Assim, os servidores técnico-administrativos e toda comunidade acadêmica terão acesso a todos os sistemas da Instituição de forma integrada e com a autenticação feita somente uma vez.

O PSI se constitui num ponto único de acesso aos sistemas institucionais e com funcionalidades de gestão de usuários e suas permissões de acesso aos sistemas integrados. Nesse sentido serão disponibilizadas as seguintes funcionalidades:

  1. Funcionalidades comuns a todos os usuários: ◦ Login ◦ Recuperar Senha ◦ Cadastrar Acesso
  2. Funcionalidades para usuários com permissão extraordinária: ◦ Gerenciar Usuário
  3. Funcionalidades para usuários da área de suporte de TI: ◦ Importar Dados dos Servidores do SIAPE ◦ Cadastrar Sistema ◦ Cadastrar Papéis

Realize o procedimento disponível no Manual do PSI, página 8. 

Link para o manual: https://psi.ufcg.edu.br/manuais/Psi_Manual_Usuario.pdf

Realize o procedimento disponível no Manual do PSI, página 18.

Link para o manual: https://psi.ufcg.edu.br/manuais/Psi_Manual_Usuario.pdf

Guias de configuração de sistemas.

Outlook

Abra o Outlook
Clique no menu Ferramentas e selecione Contas ou Configurações da conta...
Na guia E-mail, clique em Novo...
Se receber uma solicitação para Escolher serviço de e-mail, selecione Microsoft Exchange, POP3, IMAP ou HTTP e clique em Próximo.
Use as informações abaixo para configurar o POP em seu cliente de e-mail:

 

Servidor de recebimento de e-mails (POP3) - requer SSL:
mail.ufcg.edu.br Usar SSL: sim Porta: 995
 
Servidor de e-mails enviados (SMTP) - requer TLS:
Usar autenticação: sim 
Porta para TLS/STARTTLS: 587

1. Desinstalação do Java 8.151, ou outro Java mais atualizado.
2. Instalação do Java 8.121 (32bits) > (http://seafile.sti.ufcg.edu.br/f/88874aec52f34678963d/?dl=1)
3. Excluir os arquivos da pasta C:\Users\NOME_DO_USUARIO\AppData\LocalLow\Sun\Java <- Tudo que estiver abaixo desta pasta.
4. Redefinir as configurações do Internet Explorer para a condição padrão. (Clique em Configurações > Opções da Internet > Aba Avançadas > Botão Redefinir. 
5. Limpar cache do Java. (Botão Iniciar > Painel de Controle > Programas > Java (32bits) > Aba Geral > Botão Definições > Botão Excluir arquivos)
6. Desabilitar as atualizações do Java. (Botão Iniciar > Painel de Controle > Programas > Java (32bits) > Aba Atualizar > Desmarcar opção de atualizações automáticas)
7. Escolher a versão do Java, para identificar se há outro Java sendo reconhecido na máquina. (Botão Iniciar > Painel de Controle > Programas > Java (32bits) > Aba Java > Botão Exibir > Marcar opção do Java instalado)
8. Reiniciar o Computador
9. Incluir na Lista de Exceção de Sites, (Botão Iniciar > Painel de Controle > Programas > Java (32bits) > Aba Segurança > Editar Lista de Sites) as seguintes URLs:
     9.1. http://www1.siapenet.gov.br
     9.2. http://acesso.serpro.gov.br
10. Tentar acesso pelo navegador Internet Explorer. Caso não dê certo testar outros navegadores como o Mozilla Firefox.

Acessar a pasta do SuporteSTI no Seafile.

1 - Instalar app Diretorio\bde64\bde64\BDE5
2 - Unzip na pasta Sistema para o Diretório C:\ Com nome de pasta UFCG
3 - Executar BDE Administrator
4 - Clicar em Databases -> New -> RECURSOSHUMANOS 
5 - Clica no DB RECURSOSHUMANOS -> Edit PATH
6 - Add valor PATH -> C:\UFCG\SISTEMAS\SRH\DADOS -> Botão azul "Apply"
7 - Fechar e ele trava, abrir novamente para verificar se o DB foi criado corretamente.
8 - Abrir C:\UFCG\SISTEMAS\SRH\PROGRAMAS
9 - Criar atalho do arquivo UFCG para a área de trabalho.

Esse tutorial descreve a como usar a solução desenvolvida a fim de compatibilizar o SCP (Sistema de Controle de Processos – UFCG) ao uso em qualquer navegador de Internet (Chrome, Firefox, IE e outros), e permitir a impressão de etiquetas em qualquer impressora matricial que esteja instalada no computador do usuário. Ele permitirá a impressão independente de qual tipo de porta de comunicação use para conectar a impressora ao computador, podendo ser até mesmo usar uma impressora compartilhada.

           Segue abaixo as instruções para implantação da solução de impressão para o sistema SCP:

  •  Passo 1: Instalar Java 7 ou superior (testado atualmente com Java 7)
  •  Passo 2: Baixar o .jar com a solução de impressão e colocar para ser chamado na inicialização do Windows (menu Iniciar -> Programas -> Inicialização). Link: printsocket.jar
  • Passo 3: Acessar o sistema SCP através do seguinte endereço: https://150.165.111.scp/testes/

Obs.: caso a impressão seja feita fora dos limites da etiqueta, deve-se configurar na própria impressora, através das opção de fonte que ela oferece.

1. O serviço é oferecido a qualquer membro ou órgão da administração central, suplementares, auxiliares ou complementares; unidades acadêmicas ou administrativas e departamentos acadêmicos ou administrativos da UFCG.

Etapa

Quem faz?

O que fazer?

1

Solicitante

Abrir processo no SEI do tipo "TIC: Solicitação de Hospedagem de Site Institucional"

2

Solicitante

Preencher o formulário "TIC - Solicitação de Hospedagem de Site".

2

Chefe da Unidade

Assinar o formulário do item 2.

3

Chefe da Unidade

Enviar o processo para o STI-SEPLAN-GAB.

Manual de Abertura do Processo no SEI!

 

2. Caso a demanda seja redirecionamento de site para algum externo (Google Site ou Wix, por exemplo), orientamos o seguinte:

3. Ressaltamos que provemos apenas o serviço de hospedagem, ficando a cargo do administrador da página, formalmente designado, a manutenção do conteúdo do mesmo, bem como a atualização do Joomla! e dos seus respectivos plugins, e realização de procedimentos de backup.

4. Caso a demanda seja de migração de uma plataforma ou site existente para Joomla! padrão Governo Federal, inicialmente hospedamos o site no subdomínio do STI, para que o usuário realize as modificações/atualizações pertinentes. Em seguida, atualizamos o subdomínio de maneira definitiva. Ex: bingo.sti.ufcg.edu.br irá para bingo.uaf.ufcg.edu.br.

 

OBSERVAÇÕES:

Objetivando unicamente  preservar os recursos institucionais de infraestrutra TI do STI/UFCG para atenções primárias essenciais, bem como deixar a SEPLAN ciente de atenções outras do STI/UFCG em sua infraestrutura de Bens, Serviços e Equipamentos de TI para atender solicitantes e demandas desta natureza, orientamos sobre Hospedagem de Sites, Soluções/Aplicações de TI, Domínios cujo solicitante possua infraestrutura de Bens, Serviços, Equipamentos e Pessoal de TI (Campus, Centros, Direções, Unidades, Setores, etc), que:

a)  Solicitações desta modalidade de serviços de Hospedagem de Sites, Soluções/Aplicações de TI e Domínios cujo solicitante  (Campus, Direção, Centro, Unidade, etc) já possua infraestrutura de Bens, Serviços, Equipamentos e Pessoal de TI, seja atendido pelo STI/UFCG apenas mediante prévio ciente e deferimento formal via Processo SEI/UFCG da SEPLAN/Chefia Imediata, ou responsável direto, após conhecendo e análise destes encaminhamentos, ainda:

a.1) Nestes casos o solicitante deve, a priori, encaminhar inicialmente o respectivo processo (com justificativa) para a SEPLAN, e este órgão repassa ao STI/UFCG para atenções se deferido para outros encaminhamentos;

a.2) No caso pontual de Soluções/Aplicações de TI (Softwares institucionais) o solicitante deverá ainda apresentar no processo um relatório técnico descritivo da Solução/Aplicação de TI (uso de recursos, análise de riscos, prazo de uso, aspectos de segurança e responsável técnico de TI do solicitante para oferecer informações e fazer gestão de contingência, etc) para análise e deliberação técnica/operacional na forma de parecer pelo STI/UFCG antes de deferimento pela SEPLAN.

Observação: Para qualquer dos casos é condição essencial a designação (nome completo, matrícula/cpf, lotação, contato - e-mail institucional/ramal - e ciente da Chefia Imediata) formal no processo SEI/UFCG  respectivo de um ou mais entes de TI e ou responsável na ausência deste para receber informações, prover atenções e assumir a gestão de responsabilidade técnica, operacional é legal do solicitante na demanda.

Compartilhe arquivos grandes entre vários usuários de maneira fácil e segura.

Precisa transferir arquivos?

O FileSender@RNP é um sistema que viabiliza, de maneira simples, o envio de arquivos grandes entre usuários da rede, por meio de uma interface web. A troca de arquivos é feita de maneira confiável, permitindo que o destinatário tenha garantia sobre quem lhe enviou. Também não há o risco de estourar limites da caixa postal, levando em conta que o arquivo é colocado à disposição para download.

Como posso usar o Filesender?

Para enviar arquivos, siga os seguintes passos:

•    Autentique-se na interface web utilizando a CAFe; 
•    Realize o upload do arquivo;
•    Informe o e-mail do destinatário (ou destinatários).
 

O serviço, automaticamente, enviará um e-mail para os destinatários com um link que, ao ser clicado, iniciará o download do arquivo. O arquivo será posteriormente removido do serviço, de maneira automática, quando chegar a data limite de disponibilidade informada por quem realizou o upload.
 

Como acessar o Filesender?

Todos os usuários das instituições clientes da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) podem utilizar o FileSender@RNP à disposição para fazer o envio de grandes arquivos.

Acesse

Uso do GSuite na UFCG.

Acesso ao G Suite for Education Portal de Sistemas Integrados - PSI

 

Clique no Manual GSuite PSI

 

 

 

Explore o Centro de aprendizagem do G Suite, clique aqui!

Com foco na busca pela eficiência dos gastos públicos e na melhoria do desempenho das instituições públicas, o Ministério da Economia, por meio da Secretaria de Gestão (SEGES/SEDGG), da Secretaria do Tesouro Nacional (STN/SEF) e da Secretaria de Gestão Corporativa (SGC/SE/ME), ofertam aos órgãos e entidades da administração pública direta, autárquica e fundacional, incluindo as empresas estatais dependentes, o Sistema Integrado de Gestão Patrimonial (Siads). A ferramenta faz parte das medidas de eficiência organizacional para o aprimoramento da administração pública federal direta, autárquica e fundacional estabelecidas pelo Decreto nº 9.739, de 28 de março de 2019 (Art. 6º, IX).

Siads é uma ferramenta que se destina à informatização e à operacionalização do gerenciamento e controle dos estoques de bens móveis, permanentes e de consumo, de bens intangíveis e frota de veículos.

Finalidade: reconhecimento periódico da depreciação e da amortização desses bens, realizar o inventário eletrônico e automatizar o registro contábil integrado ao Siafi, em tempo real.

Quem deve utilizar: o Siads é de uso obrigatório pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, incluindo as empresas estatais dependentes, conforme Portaria nº 232, de 2 de junho de 2020.

Quanto custa: o Siads é ofertado gratuitamente aos órgãos e entidades integrantes do Sistema Integrado de Serviços Gerais (SISG), custeado pelo Ministério da Economia.

Importância do modelo centralizado: garante a sustentação econômica e a alavancagem de adesões dos órgãos e entidades da administração pública direta, autárquica e fundacional.

Vantagens de uso da plataforma:

- promove a eficiência dos gastos públicos;
- promove o bom gerenciamento patrimonial permitindo o reaproveitamento de bens, evitando aquisições desnecessárias;
- potencializa a racionalização financeira, processual e de pessoas;
- sistematiza os registros contábeis dos estoques, bens móveis, permanentes e de consumo, e bens intangíveis (aderente ao PCASP);
- proporciona informações para apoiar as decisões governamentais de alocação mais eficiente de recursos;
- infraestrutura centralizada, sem custos para novos aderentes;

Descrição/Informações do Serviço:

A RNP provê o serviço “Infraestrutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa (ICPEdu)” no qual é permitido gerar certificados digitais pessoais para os usuários registrados na UFCG, incluindo os estudantes.

O Certificado Pessoal é uma identidade virtual que valida a identificação de usuários em procedimentos digitais, tais como:

  • Assinaturas eletrônicas
  • Cifragem de documentos
  • Autenticação em serviços eletrônicos


Abrangência:

O certificado possui validade interna à UFCG e à federação CAFe. Ele pode ser utilizado para a assinatura de documentos de interesse da universidade e de outros órgãos da federação, tendo valor equivalente ao login e senha do PSI. Sua utilização para outras finalidades, externas, depende do reconhecimento e aceite de órgãos terceiros.


Como requisitar:

Os certificados gerados tem validade de um ano, e podem ser gerados e revogados quando necessário pelo próprio usuário, através do site do serviço https://pessoal.icpedu.rnp.br


Canais de prestação do serviço:

O STI oferece aos usuários um serviço de atendimento online para esclarecimento de dúvidas e encaminhamento de problemas, que pode ser acessado nos dias úteis, das 8:00 às 18:00, através do site suporte.sti.ufcg.edu.br.


Custos:

Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.

Mais informações, consulte: https://pessoal.icpedu.rnp.br/home

Fim do conteúdo da página